Café ou Chá Verde: Qual a Melhor Opção?

Foto Martin Tupy via Unsplash

Adoro café.

Comecei a beber café já tinha mais de 20 anos, e, a partir desse momento, tornou-se uma necessidade. Mais do que a cafeína, aprecio o cheiro, o sabor, a cor e o ritual do café.

Aquele cheirinho bom do café acabado de fazer a invadir a nossa casa!  Não há nada melhor para mim, do que o cheirinho a café e a bolos acabados de fazer.

Em Portugal, o café é extremamente popular, e um vício para quase todas as pessoas. Mas, há quem se preocupe cada vez mais com o facto de o seu alto teor de cafeína poder ser prejudicial para a saúde. E quem opte por o substituir por outras bebidas, como chá verde por exemplo.

A Cafeína

Foto Silvia Ferreira Photography

O grande apelo, quer do café, quer do chá é a cafeína, por ser altamente estimulante. No entanto, o café possui até 3 vezes mais cafeína do que o chá verde. 240 ml de café contêm 96 mg de cafeína, enquanto que a mesma quantidade de chá verde nos fornece 29 mg desta substância.

De acordo com alguns estudos, um consumo de até 400 mg de cafeína por dia é considerado seguro para para um adulto.

A cafeína é objecto de muitos e variados estudos, e possui alguns benefícios para a saúde:

  • aumenta os níveis de energia, atenção e estado de alerta
  • diminui o cansaço mental e físico
  • acelera a capacidade de reação e de eficácia
  • favorece o desempenho de actividades físicas
  • melhora a memória e o humor.

Benefícios Para a Saúde

O chá verde e o café possuem alguns benefícios para a nossa saúde. Ambos têm em comum o alto teor de antioxidantes e podem contribuir para a perda de peso.

Saúde Cerebral

Alguns estudos indicam igualmente efeitos benéficos a nível da saúde cerebral, contribuindo para um menor risco de demência e outras doenças degenerativas.

Foto Mareefe via Pexels

O Stress Oxidativo

Tanto o chá verde como o café possuem efeitos benéficos para o nosso organismo, desde que consumidos com moderação. O consumo destas substâncias em excesso poderá contribuir para stress oxidativo.

O stress oxidativo é um processo danoso que pode afectar negativamente a saúde, aumentando o risco de doenças e acelerando o processo de envelhecimento.

Fonte de Antioxidantes

Tanto o chá verde como o café estão carregados de antioxidantes – compostos que funcionam contra a formação do stress oxidativo.

Ambos são ricos em polifenois, poderosos anti-oxidantes. É a presença dos polifenois que garante o sabor e os  benefícios associados às duas bebidas.

Efeitos na Perda de Peso

A presença de  alguns tipos de polifenóis atribui, tanto ao café como ao chá verde, propriedades que favorecem a perda de peso.

Niveis mais baixos de insulina e leptina – a hormona que regula o apetite – podem contribuir para a redução do peso. Ao mesmo tempo, promove o crescimento de bactérias boas no intestino, o que pode ajudar na queima de gordura e melhorar a sensibilidade à insulina.

Alguns dos benefícios associados à perda de peso são:

  • redução da sensação de fome
  • aumento da queima de calorias
  • activação de um tipo de gordura (tecido castanho adiposo) cujas quantidades diminuem com a idade.

Tenha sempre em consideração que a perda de peso é favorecida por uma alimentação nutritiva e consciente, a prática de exercício fisico, e um equilíbrio em todas as áreas da sua vida. Saiba mais aqui.

Efeitos Nocivos

Muitas pessoas juntam açúcar ao café e ao chá. Ao adicionar açúcar e adoçantes artificiais, tenha em atenção que pode estar a aumentar o índice calórico e o consumo de açúcar em excesso.

O abuso do açúcar pode assim tornar-se prejudicial, podendo contribuir para o aumento do peso, e aumentar o risco de doenças tais como a diabetes e problemas do coração.

Ao consumir cafeína em excesso pode aumentar os níveis de ansiedade e causar insónias. Se tem dificuldade em adormecer e em dormir a quantidade de horas necessária para o seu bem-estar, esteja atenta(o) à quantidade de cafeína que ingere diariamente, ou durante a tarde.

A cafeína pode também gerar dependência e aumentar os níveis de colesterol no sangue.

Ouça o seu corpo e esteja atento aos sinais que ele lhe transmite. Seja um detective e procure descobrir mais, para depois agir em consciência. Ajuste, diminua ou elimine a cafeína, se achar que lhe é prejudicial, e encontre alternativas. Se precisar de ajuda, entre em contacto comigo.

Algumas Dicas

Siga estas 3 dicas para minimizar os efeitos nocivos da cafeína, e tirar partido de todos os seus benefícios:

  • Elimine o açúcar. Adicionar açúcar refinado ou em excesso, mel, xaropes ou outro tipo de adoçantes ao seu café ou chá verde, pode fazer com que estas bebidas percam o seu valor nutricional.
  • Junte uma pitada de canela, noz-moscada ou cardamomo. Estas especiarias podem ajudar na prevenção e  tratamento de diabetes e obesidade. E dão um toque doce ao seu café.
  • Junte sumo de limão ao seu chá, para potenciar o efeito dos antioxidantes naturalmente presentes nestas bebidas.
Foto Maria Tyutina via Pexels

Qual das opções é a melhor?

Ambas possuem os benefícios da cafeína e dos antioxidantes.

No entanto, quem sofre de ansiedade e/ou insónias poderá beneficiar em escolher chá verde em detrimento do café, devido ao teor mais baixo de cafeína.

O café, devido ao seu alto teor de cafeína pode contribuir para a dependência de cafeína, quando comparado ao chá verde.

No entanto o café favorece o estado de alerta e aumenta o desempenho da actividade física.

Ao fazer esta escolha, tenha em conta as suas necessidades e condições individuais. As suas preferências e o seu estilo de vida determinam as suas escolhas, mas os efeitos benéficos para a sua saúde devem prevalecer.

Escolha em consciência.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Shopping Cart