Quando escrevi a publicação da semana passada, estava longe de imaginar que o Detox iria ser um tópico quente nas redes sociais.
É nesta época do ano que começam a surgir as receitas mágicas para emagrecer, e tanto os sumos detox como os jejuns intermitentes são anunciados como a solução milagrosa. Ainda hoje vi este artigo sobre jejum intermitente, o qual, embora aconselhe a prática do jejum sempre sob aconselhamento nutricional especializado, pode induzir algumas pessoas a fazê-lo sozinhas.
Eu defendo que é mais sensato trabalhar nos nossos hábitos alimentares, e estilo de vida, ajudando desta maneira o nosso sistema natural de detox. E por isso, cá estou hoje com a segunda parte deste artigo.
Na primeira parte, deixei alguns conselhos sobre o sono, a ingestão de bebidas alcoólicas e água. Nesta segunda parte, deixo alguns conselhos adicionais sobre como pode ajudar o seu corpo a eliminar as toxinas e manter-se saudável e com energia:
- Consumir menos sal
- Manter-se activa
- Seguir uma dieta rica em alimentos antioxidantes
- Reduzir alimentos processados
- E ainda algumas dicas extra
Continue a ler para descobrir quais são! E no final, tenho um presente para si!
Reduza a quantidade de açúcar e de alimentos processados
O consumo exagerado, tanto de açúcar como de alimentos processados está ligado a obesidade, bem como ao aumento de risco de outras doenças crónicas – cancro, diabetes e doenças cardiovasculares.
Estas doenças colocam em risco a capacidade natural de eliminação de toxinas do nosso organismo, porque causam danos no fígado e rins – dois dos orgãos essenciais para a eliminação de resíduos. Assim, ao limitar o consumo de “fast food” e refeições pré-embaladas está a contribuir para a saúde destes dois orgãos.
Pode sempre substituir alguns produtos processados pelas suas alternativas frescas, tais como fruta e vegetais, por exemplo. Ou optar por feijão, grão ou leguminosas secas, a demolhar e cozer.
E deixar para uma necessidade de última hora os produtos altamente processados, ou substitui-los por outras alternativas.
Veja aqui algumas opções:
- cereais de pequeno-almoço – pode substituir por papas de aveia, ou iogurte natural com granola caseira, por exemplo.
- pão de forma – prefira pão fresco de farinha integral com sementes
- snacks salgados – substitua por um punhado de frutos secos sem sal
- snacks doces – substitua por um quadrado chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau
- batatas fritas – opte por palitos de batata doce assada no forno
- iogurtes líquidos com aromas – substitua por um batido natural – receita aqui
Consuma alimentos ricos em antioxidantes
Os antioxidantes protegem as células contra moléculas chamadas radicais livres. Estes, por sua vez, são responsáveis por uma condição designada por stress oxidativo, que acontece quando há uma produção excessiva de radicais livres.
Bebidas alcoólicas, tabaco, uma dieta pobre e a exposição a poluição são alguns dos factores que contribuem para o excesso de radicais livres.
Os antioxidantes ajudam o corpo lutar contra o stress oxidativo e outras toxinas, pelo que uma maneira simples de ajudar o organismo é consumir alguns alimentos ricos em anti-oxidantes, tais como:
- Frutos vermelhos (os meus preferidos!)
- Frutos secos
- Cacau nibs
- Vegetais de folha verde escura
- Especiarias
- Bebidas tais como chá verde ou café.
Diminuir o sal
O consumo excessivo de sal está ligado à retenção de líquidos. Especialmente se houver uma condição de saúde que afecte os rins ou o fígado, ou se não houver um consumo de água adequado.
A retenção de líquidos pode causar:
- pernas pesadas
- mãos e tornozelos inchados
- barriga inchada
- cãibras
- mau estar
- fazer com que sinta a roupa apertada
Ao reduzir o consumo de sal (também muito presente em alimentos processados), vai conseguir eliminar mais facilmente os líquidos em excesso. E ver-se livre dos sintomas que leu acima!
Experimente substituir o sal por especiarias e outros condimentos!
Algo que pode parecer-lhe estranho, mas que também funciona – aumentar a ingestão de água – é uma das melhores maneiras de eliminar a sensação de peso causada pelo excesso de líquido no organismo (retenção).
Mantenha-se activa(o)
O exercício físico regular, independentemente do seu peso, está associado a longevidade e contribui para a diminuição do risco associado à diabetes, alta pressão arterial e doenças cardiovasculares.
O exercício ajuda a reduzir a inflamação, cujo excesso pode levar ao enfraquecimento dos sistemas de eliminação e toxinas.
Neste artigo dou-lhe alguns exemplos de exercício moderado.
E não, não é preciso ir ao ginásio todos os dias, se essa não for a melhor opção para si – uma pequena caminhada é muito bom!
Outras dicas úteis:
- Chlorella – Um tipo de alga com alto valor nutricional e que contribui para a eliminação de toxinas tais como o chumbo.
- Coentros – ajudam na eliminação de metais pesados
- Prefira produtos naturais de limpeza tais como vinagre e bicarbonato de sódio, de modo a reduzir a exposição a químicos.
E, para finalizar, deixo-lhe um presente – descarregue aqui o meu Guia Gratuito com as 15 Atitudes Chaves para uma Alimentação e uma Vida mais Conscientes. E comece hoje mesmo a cuidar de si e da sua saúde!